10 motivos para não ter uma televisão.

por em Geral

Minha TV não funciona há alguns anos e hoje em dia ela serve de enfeite-feio. (preciso tomar vergonha na cara e me desfazer dela.) Pois bem, depois que você se liberta da televisão, muita coisa muda. Todas para melhor, tirando uma: quando você vai na casa de alguém que sempre está com a tv ligada, incomoda.

Listei aqui alguns motivos para desligar este aparelho inútil:

1- Você ouve muito mais música

Sem tv, você conhece novas bandas, novos ritmos. Entende qual música é boa para te acompanhar de manhã, na hora da limpeza, da noite, do banho. (Por consequência, acabo dançando mais. 🙂 )

IMG_4826
Mayra Azzi

2-Você aprecia o silêncio

Sim, o silêncio da casa. Sem vozes de atrizes, cantores ruins, propagandas horríveis ou telejornais sensacionalistas que descarregam um monte de lixo na sua orelha.

Mayra Azzi
Mayra Azzi

3-Conversa-se muito mais dentro de casa

Opa, você conversa com quem tá perto e não fica igual um cachorro paralisado na frente de uma tela que brilha. Acho tão triste aquela cena de estar “acompanhado”, porém, sozinho. As conversas vão muito mais longe. E um detalhe: elas não são sobre o que passa na tv.

IMG_0752 1
Mayra Azzi

: )

4-Você fica mais produtivo

IMG_9557
Mayra Azzi

Quando não tenho nada pra fazer, invento uma receita, vejo alguma aula no youtube, molho as plantas ou vou lá deixar os panos de prato branquinhos.

5-Você consome menos

Aliás, você não sabe o que está sendo vendido. E aí você vê que precisa de bem pouco pra se divertir.

IMG_9288
Mayra Azzi

6-Você não vê ABSOLUTAMENTE NADA que não esteja afim.

Ainda que acabe passando mais tempo no computador, você escolhe o que vai consumir de informação. (Propaganda eleitoral nunca mais.) E então, você vai em busca de fontes de informação de verdade. Já escutei de algumas pessoas “eu assisto tv porque é aquele meu momento de relaxar e ver qualquer bobeira sem ter que pensar”. Sem TV você vai encontrar maneiras mais efetivas para descansar ou se divertir, garanto.

7-Você vê mais filmes e documentários.

Tudo bem, de vez em quando deve passar algo legal na TV. Mas aí você vê na internet no outro dia. 🙂 Além disso, Popcorn, youtube e torrent salvaram as nossas vidas: você assiste o que quiser, na hora que puder.

IMG_3518_3
Curtir uma laje, que delícia. [Mayra Azzi]
8-Você aproveita melhor o seu tempo

Quando você percebe que gasta muitas horas em uma “inércia”, sendo que você tinha várias coisas pra fazer, sua vida muda. Em casa, eu também já não passo muitas horas no computador procrastinando. Sem querer me achar a “super produtiva”, mas eu só dou conta de fazer tantas coisas porque gosto de usar meu tempo com coisas diferentes.

9- Você aprende a fazer nada

Já escutei “eu tenho TV porque, às vezes, eu mereço ficar sem pensar, fazendo nada“. Aí que tá: quando você não tem TV, você aprende a praticar o nadismo verdadeiro. E vou te dizer: isso sim que é relaxante.

10-Aquele motivo que todo mundo já sabe. Junte o item 1 com esse, e tudo fica melhor.

IMG_8301
Mayra Azzi

Todas as fotos são da Mayra Azzi e fazem parte do ensaio “Ô de em casa”.

Comentar via Facebook

Comentar via Blog

4 comentários

  1. Patricia Leardine

    Todos ótimos motivos, e essas fotografias são uma mais legal que a outra. Eu já fiquei muitos anos sem assistir televisão. Hoje eu vejo um pouquinho, normalmente um programa sobre culinária ou viagem. Agora se me perguntar quando foi a última vez que liguei para assistir algo, nem vou saber responder 🙂

    Responder
  2. Carolina Garofani

    As fotos são sensacionais 🙂
    Nós temos TV em casa. Nem lembramos de ligar. Fernando grita “cadê música?” Então tem música.
    E a gente conversa, fuma um cigarro, cozinha, arruma a casa. Já tem pouco tempo juntos, vai passar grudado na frente da tv?
    E bem como vc falou. Precisando, tem Netflix, tem Popcorn, tem mil coisas.

    Me surpreendi com o “você não sabe o que está sendo vendido”. Não sei MESMO, gente. Não consumo quase nada industrializado e nem sei de lançamento de porcaria nenhuma. E tá bom assim…

    Responder
  3. Mary Riguetti

    Hahaha, me identifiquei muito com o post.
    Eu e meu marido não temos TV há 5 anos (até temos, mas não usamos antena, só a usamos para ver dvds ou jogar vídeo game) e as pessoas ficam perguntando o que fazemos da vida no tempo vago. Hahaha, a nossa resposta sempre é: nos amamos.

    Blogdeaventuras.com ♥

    Responder
    1. Bruna Castro

      adorei a resposta, não poderia ser melhor! não moro com marido, mas fico aqui fazendo nada e amando também hahah :* beijo

      Responder